Black Friday é no próximo mês: Aprenda como vender mais e planejar a logística da sua loja | IMF LINCE

Black Friday é no próximo mês: Aprenda como vender mais e planejar a logística da sua loja

Vender mais no Black Friday é o desejo de todo lojista e o motivo não é para menos: ano após ano a data se consolida como uma das principais responsáveis por aumentar o faturamento do país.

Para ter sucesso, no entanto, não basta fazer uma seleção de produtos e divulgar para a sua lista de e-mail. É essencial desenvolver com antecedência um minucioso planejamento de vendas, operações e marketing para atrair o consumidor, oferecer uma boa experiência de compra e conquistar novos clientes. Veja como conseguir isso a seguir.

 

Vender mais exige planejamento

 

Especialistas do setor recomendam iniciar os preparativos para o Black Friday com pelo menos quatro meses de antecedência. Esse período é necessário para estruturar o planejamento de estoques e equipe, verificar se a arquitetura da loja suporta o aumento das vendas, rever a rotina logística e os meios de pagamento, assim como preparar a campanha de marketing de acordo com seu público-alvo.

Outubro: Faltando algumas semanas é importante definir como medir as audiências, identificar como fazer campanhas de reconhecimento de marca, contar sua história e criar audiências que vão servir para o retargeting no momento de vendas em novembro.

 

Planejamento de vendas para o Black Friday

 

Antes de tudo, é recomendado levantar informações do mercado e da empresa e analisar esses dados para definir quais são os seus objetivos, metas e qual é o plano de ação para chegar onde você quer. Feito isso, é preciso planejar a sua promoção e a demanda de vendas, definindo quais produtos será oferecida com desconto e qual será o percentual. Você vai precisar:

  • Analisar os produtos que mais saem
  • Verificar quais têm maior lucratividade
  • Rever a quantidade de itens

 

Como fazer controle de estoque

 

O primeiro passo da organização logística para o Black Friday é levar em consideração o tempo de reposição do produto (quanto tempo demora desde a emissão do pedido de compra até seu recebimento) e o lead time, ou seja, se o tempo de entrega e a variabilidade dos fornecedores é muito alta. Por exemplo, se uma entrega é feita em 3 dias, outra em 5 e outra em 9.

Você também precisará fazer o inventário do estoque para analisar se os produtos e a quantidade de itens que você tem no estoque físico são os mesmos que constam no estoque. Uma dica aqui: aproveite a data para liquidar os itens que eventualmente estão “encalhados” no seu estoque.

Para minimizar o risco de você não ter produtos procurados pelos clientes por conta de atrasos na entrega ou alta procura, lembre-se de trabalhar com um estoque de segurança. Analise quais produtos são importantes ou mais atrativos e quais você não precisa necessariamente ter em estoque.

Além disso, dependendo do perfil da sua empresa, analise a necessidade de um software para o controle e gestão de estoque.

Existem muitas formas de fazer o controle de estoque, tudo depende do perfil do seu negócio. Com o crescimento da empresa é preciso utilizar maneiras mais refinadas e que ofereçam integração com outros setores, como financeiro, emissão de nota fiscal e o sistema de vendas. Isso facilita toda a operação minimiza o risco de erros e profissionaliza o negócio.

Âmbar G2 PT – Resfriados

AG2-PT/AG2-ST/AG2-SC

Conteúdo exclusivo

Cadastre-se e receba conteúdo exclusivo:

    Nome do contato*

    Razão social*

    CNPJ*

    E-mail*

    Whatsapp*

    Segmento

    Seus dados serão enviados a um de nossos representantes e entraremos em contato o mais breve possível. A privacidade dos dados é garantida na plataforma, que só permite o acesso de nossa equipe.







    Como organizar uma loja de material de construção

      O armazenamento dos produtos é muito importante nas lojas de materiais de construção e home centers. Para quem trabalha com esse segmento, algumas medidas podem ser úteis para gerar praticidade ao consumidor e aos colaboradores. Neste artigo, você descobrirá como organizar uma loja de material de construção para que possa obter os melhores resultados! […]

    Leia mais
    09/10

    Agropet: 5 dicas para melhorar o layout do seu varejo

    O segmento agropet é um dos que mais cresce atualmente e, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram contabilizados cerca de 38.774 mil novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) para atividades veterinárias durante o ano de 2023. Se você trabalha com um dos estabelecimentos que têm […]

    Leia mais
    07/10

    QR code personalizado: uma novidade nos produtos IMF LINCE

    Segundo um estudo publicado no site da Business Wire, famosa empresa de notícias estadunidense, cerca de 84% dos usuários de celulares já fizeram a leitura de um QR code pelo menos uma vez. No Brasil, o acesso às informações a partir de um QR code personalizado tem sido apreciado e, diante disso, a IMF LINCE […]

    Leia mais
    04/11

    Pipoca gourmet de chocolate: saiba como fazer

    A pipoca gourmet de chocolate é uma verdadeira febre e já conquistou os brasileiros com sua criatividade e sabor. Conhecida e apreciada por celebridades e influencers, essa pipoca desperta a curiosidade de todos e faz sucesso entre os mais diversos paladares. Para você, que sempre quis experimentar essa delícia, a IMF LINCE separou a receita […]

    Leia mais
    04/11

    Tel. (18) 2102.8777

    Seg. a Sex. das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30